sábado, 28 de maio de 2011

Su Wen- Cap. I- Shanggu Tianzhen Lun



O titulo deste post corresponde ao titulo do primeiro capitulo do Su Wen livro que compõe o Nei Jing. A tradução para o mesmo, segundo a edição da editora Icone, é: " Sobre a preservação da energia saudável nos humanos nos tempo antigos".

Como o próprio titulo define o capitulo fala sobre as formas de preservar a saúde. Para a medicina chinesa todo ser humano nasce com uma essencia vital, chamada de Jing (essência). Esse Jing possui basicamente duas fontes, a do céu anterior ou Jing Inato, e a do céu posterior ou Jing adquirido. O jing inato já trazemos conosco deste a concepção e adquirimos dos nossos pais (que alguns estudiosos modernos associam ao código genético), já o jing adquirido conseguimos através da alimentação e respiração.

Nossa saúde ou adoecimento possui uma relação direta com o estado de conservação desses tipos de Jing. No caso do JIng inato pouco a pouco ele vai sendo consumido pelos anos e anos que vamos vivendo...pois trata-se de uma essência limitada, por isso a forma como vivemos, nossos hábitos alimentares, de sono-vigilia, de trabalho, sexuais, etc, influenciam diretamente na forma como esse jing é consumido.

É neste sentido que o clássico dos clássicos da medicina chinesa começa, com as formas de conservar por mais tempo essa "energia saudável". Em resumo fala-se que devemos ter uma vida mais regrada, com temperança, sem exageros, isso em todos os sentidos, no comer, no agir, no trabalhar, nos relacionamentos sexuais, enfim, temos que agir de forma a não desgastar muito rapidamente essa essência. Dai o segredo da longevidade dita pelo médico Qi Bo ao Imperador amarelo no livro Nei Jing.

Ao mesmo tempo vc pode refletir e perguntar: Mas conheço pessoas que viveram mais de 90 anos e eram extremamente indisciplinados na sua vida, comiam e bebiam o quanto e o que queriam, fumavam, eram sexualmente muito ativos, enfim, um boêmio de carteirinha, como explicar esse gasto de Jing então??

Vejo isso como uma questão de "sorte essencial", ou seja, todos não nascemos com a mesma herança de jing, pois essa herança depende muito dos nossos pais no momento da concepção, da idade dos mesmos, da condição de saúde dos mesmos no momento da relação que nos gerou, do jing que eles mesmos possuem, entre tantas outras questões, que acabam por nos mostrar que cada um é um. Para a medicina chinesa cada um possui uma qualidade e uma quantidade de jing diferenciada e é isso que explica alguns sortudos que mesmo com tantas extravagâncias vivem longos e longos anos, ao mesmo tempo que alguns que nada fizeram de extremo com sua saúde morrem tão jovens. Esse ultimo argumento mostra que o lema "alguns vivem tanto mesmo abusando" não sobrevive a uma análise mais rigorosa.

Então voltando ao capitulo em questão Qi Bo oferece a fórmula da "eterna juventude" (mesmo que essa signifique apenas viver mais anos...) que é manter-se sereno, sem ambições desmedidas, com o espirito tranquilo, com uma alimentação saudável, adquirindo jing dos alimentos de forma a não gastar em demasia o jing inato, bem como adaptar-se as mudanças das estações, aos ciclos da natureza, para que nosso corpo não fique frágil e adoeça, o que desgasta ainda mais nossa essencia.

Em uma segunda parte do capitulo fala-se sobre as funções primordiais dessa essência, bem como de seus ciclos. Tanto no homem como na mulher essa essência controla ciclos de grande importancia que estão diretamente associadas ao crescimento do corpo e reprodução. No caso da mulher esses ciclos duram sete anos e no caso dos homens dura oito anos.

São esses ciclos que irão determinar o inicio e término da menstruação nas mulheres, bem como produção e parada de produção dos espermatozóides nos homens. Outros aspectos são: Crescimento de dentes, saúde dos cabelos, sangue, aspectos estéticos, idade fértil, força nos músculos e tendões, etc.

Essa essência fica armazenada, segundo esta versão da icone, nos rins. Porém em conversas com leitores mais experientes do assunto, fiquei sabendo que não é exatamente nos rins e sim em um espaço situado no meio entre os dois rins.

O capitulo ainda traz informações sobre a geração de filhos em idade avançada, que segundo Qi Bo algumas pessoas que souberam conservar bem sua saúde são capazes de gerar filhos mesmo acima dos sessenta, setenta anos...

Enfim o capitulo termina com a diferenciação de três tipos de homem: O homem Perfeito, aquele que segue as regras do yin e yang na vida cotidiana; O homem supremo, que possui controle sobre seu espirito, sendo puro e honesto além de seguir as leis do yin e do yang; O Homem Sábio, que além do que os outros tipos fazem também possuem um estilo de vida simples, sem preocupações com o vestir, sem trabalho excessivo, e vivendo de acordo com a natureza; E por fim o Homem Sábio e Bom, aquele que conhece toda a movimentação do universo vive de acordo com elas, transmite seus conhecimentos para os outros para que todos preservem suas vidas ao máximo.

Apenas para terminar é interessante fazer uma ponte deste capitulo com a prática clinica atual. Essas informações irão se refletir por exemplo nos seguintes aspectos: Nivel de desenvolvimento infantil, desenvolvimento dos dentes, infertilidade, queda de cabelos, as famosas ruguinhas que começam a surgir depois dos trinta, saúde dos ossos (inclusive a famosa osteoporose), enfim sinais e sintomas que se relacionam com as estruturas "alimentadas" diretamente por essa essência, inclusive sistema nervoso central via medula (não a medula espinhal ou óssea que conhecemos!e sim uma categoria especifica da medicina chinesa) pois a medula é alimentada pelo jing inato também!

Vale a pena salientar que em medicina chinesa um sintoma ou sinal isolado nunca quer dizer muita coisa e sim deve-se somá-lo a todo um exame completo e ai sim determinar o diagnóstico, ou seja, queda de cabelos e apenas essa informação não dirá especificamente que o individuo esteja com deficiência de Jing.

Em breve o segundo capitulo....

Nenhum comentário:

Postar um comentário